domingo, junho 01, 2008

A Mais Antiga Colectividade da Freguesia


Futebol Clube de Roriz


Fundado em 5 de Abril de 1952,a mais antiga colectividade da freguesia, nasceu como resultado da coragem e do empenho dos Rorizenses, especialmente jovens, com grande fervor pelo fenómeno desportivo e que viam no futebol um meio para ocuparem os seus tempos livres.
Nasceu com um grupo de jovens, Domingos Correia (Verdegaio), José Ruas, Luís Robalo, e Manuel Maciel (o senhor Pereira, do Outeiro, responsável pela confecção das bolas).
Atendendo às dificuldades da época, na impossibilidade de ter campo próprio, o clube apenas dispunha de campos temporários que eram arrendados ou cedidos, muitas das vezes, em épocas sazonais quando os terrenos se encontravam livres das culturas.
No passado, o clube dispôs dos seguintes campos de jogos:
Campo de futebol de Bricheiros ou Junqueiros, sito no extremo sul da freguesia limites com Galegos Santa Maria).
Campo de futebol de Hortos, sito no lugar do Assento, entre o centro da freguesia (Igreja Paroquial) e o lugar do Outeiro.
Campo de Futebol de Quiraz.
Campo Futebol da Pena.
Campo de futebol de Pousada, sito no lugar de Pousada, mais propriamente no limite com o lugar de Contriz.
Durante muitos anos, nestes campos, o clube escreveu algumas das páginas mais brilhantes do seu historial desportivo, resultantes de importantes vitórias em jogos e torneios populares.
Com a extinção do campo de Pousada em 1974, o clube, passou por um período em que não dispunha de campo de jogos e que só terminaria 1976 com a aquisição do actual parque de jogos.
Neste período, a equipa também conseguiu feitos notáveis, resultado de interessantes vitórias nos campos adversários, sendo os mais relevantes a vitória no torneio organizado pelo Lijó Futebol Clube, em que na final o F.C. Roriz venceu o Texas por 2 – 1.
No ano de 1976, com o empenho de um grupo de pessoas e com uma mobilização generalizada de todos os jovens simpatizantes do clube, formaram-se comissões de angariação de fundos que eram nomeadas pela direcção do clube e, através de várias iniciativas conseguiram-se apoios importantes e fundamentais que levaram à aquisição do actual parque de jogos. Conseguiu-se realizar um sonho de há muitos anos, e assim, criar as condições para o desenvolvimento do desporto na nossa terra.
Em 5 de Abril de 1979 foi feito, no Cartório da secretaria Notarial de Barcelos, o registo oficial do Futebol clube de Roriz.
No ano de 1984 o clube fez a sua filiação na Associação de Futebol de Braga.
Nestes anos de filiação, o clube, tem feitos notáveis no plano desportivo e no âmbito do melhoramento e enriquecimento das infra-estruturas.
No plano desportivo, nestes quinze anos de filiação, são de realçar quatro subidas de divisão:
Na época de 1985/1986, tendo alcançado o 3º lugar da série, o clube subiu à Segunda divisão distrital da A .F. Braga.
Na época de 1988/1989, tendo alcançado o 2º lugar da série, o clube subiu à Segunda divisão distrital da A. F. Braga.
Na época de 1995/1996, tendo alcançado o 1º lugar da série, terminando os 26 jogos do campeonato sem uma única derrota, o clube subiu à Segunda divisão distrital da A. F. Braga.
Na época de 1996/1997, tendo alcançado o 2º lugar da série, o clube subiu à primeira divisão distrital da A. F. Braga.
Na época de 2002/2003, Campeão de Série, no escalão de Juvenis, da 2ª divisão da A.F.Braga.
Na época de 2004/2005, Campeão de Série, no escalão de Juniores, da 2ª divisão da A.F.Braga.
Na época de 2005/2006, subida à 1ª divisão da A.F.Braga.
Na época de 2006/2007, classificou-se em 3º lugar na 1ª divisão da A.F.Braga.
As cores principais são o amarelo e o azul. O equipamento tradicional tem a camisola amarela, calções azuis, meias azuis e amarelas. Digno da sua grandeza, resultado do empenho e esforço dos Rorizenses, o clube, possui notável património e de entre ele se destaca:
O Campo de jogos - oferece óptimas condições para a prática do futebol e para a realização de outros eventos de carácter cultural ou recreativo.
Ringue polidesportivo – construído em 1992, trata-se de uma estrutura bastante importante, pois, permite a prática de várias modalidades desportivas.
A sede do clube – é um edifício digno da grandeza do clube e oferece todas as condições que são essenciais para o funcionamento da colectividade. É uma estrutura dotada de balneários, bar, sala de troféus, sala de reuniões, secretaria, posto médico

Sem comentários: